Língua Portuguesa
e
Literatura
– Ensino
Médio Inovador
– 20013
Conceitos
e
conteúdos
:
1º
ano
Conceitos Conteúdos
1-Língua 1.1- Leitura,
produção oral
e escrita;
1.2- Conceito língua, linguagem, discurso;
1.3- Linguagem verbal e não-verbal;
1.4- Elementos da comunicação;
1.5- Funções da linguagem;
1.6-
Figuras de
linguagem;
1.7- Conotação/denotação.
2-Gênero 2.1- Conceito
de gêneros
textuais
literários e
informativos;
2.2- Gênero
narrativo:
elementos
estruturais e
espécies
narrativas;
2.3- Gênero
dramático:
teatro;
2.4- Classificação dos gêneros literários: narrativo, dramático e lírico ( metro, escansão,
2.4- Classificação dos gêneros literários: narrativo, dramático e lírico ( metro, escansão,
2.5-
Soneto, cantiga;
2.6-
Prosa e
verso.
3-
Literatura 3.1-
Conceito de
literatura;
3.2-Diferença entre texto literário e não literário;
3.3- Estudo
das Escolas
Literárias:
períodos,
conceitos;
características;
obras e
autores.
3.4-Era colonial e Era Nacional;
Literatura Portuguesa:
Trovadorismo;
Humanismo e
Classicismo;
3.5-Literatura de
Informação:
Carta de
Pero Vaz
de Caminha;
3.6- Literatura Jesuítica: Jose de Anchieta;
3.7- Barroco; Arcadismo (contexto histórico-social; conceituação
e características);
3.8- A poesia de Gregório de Matos Guerra:
3.9- Os Sermões de do Padre Antonio Vieira;
3.10- Estudo
de textos
dos principais
autores.
4-
Texto/
discurso 4.1-
Análise
linguístico-discursiva;
4.2- Estrutura do texto dissertativo;
4.3- Resumos;
4.4- Noções e orientações sobre oratória;
Textualidade
5- Coesão/coerência 5.1-
Ênfase no
tópico frasal,
no paragrafo
e
manutenção do
campo semântico.
6- Polissemia/
polifonia 6.1-
Estudo da
estrutura e
dos processos
de formação
das palavras.
6.2- Estudo gramatical: classes das palavras e e flexões;
6.3- Semântica: significação das palavras( sinônimos/antônimos;
parônimos/homônimos)
7-
Intertextualidade/ 7.1-
Estudo por
meio dos
textos literários
e informativos.
Interdiscursividade.
8- Estudo da estrutura e dos
8.1- Organização frasal: relações sintático-semânticas de coordenação e de subordinação. Conectivos coordenativos e subordinativos.
processos de formação das
palavras.
Sem comentários:
Enviar um comentário