terça-feira, 11 de março de 2014

PLANO DE ENSINO 2014


Língua Portuguesa e Literatura Ensino Médio Inovador2014

Conceitos e conteúdos : ano

Conceitos                                             Conteúdos
1-Língua                                         1.1-  Leitura, produção oral e escrita;
                                                          1.2- Conceito língua, linguagem, discurso;
                                                          1.3- Linguagem verbal e não-verbal;
                                                          1.4- Elementos da comunicação;
                                                          1.5- Funções da linguagem;
                                                          1.6- Figuras de linguagem;
                                                          1.7- Conotação/denotação.
                                                       

2-Gênero                                        2.1- Conceito de gêneros textuais             literários e informativos;
 2.2- Gênero narrativo: elementos  estruturais e espécies narrativas;
 2.3- Gênero dramático: teatro;
 2.4- Classificação dos gêneros literários: narrativo, dramático e lírico ( metro, escansão,
 2.5- Soneto, cantiga;
 2.6- Prosa e verso.


3- Literatura                                3.1- Conceito de literatura;
3.2-Diferença entre texto literário e não literário;
3.3- Estudo das Escolas Literárias: períodos, conceitos; características; obras e autores.
3.4-Era colonial e Era Nacional;
Literatura Portuguesa: Trovadorismo; Humanismo e Classicismo;
3.5-Literatura de Informação: Carta de Pero Vaz de Caminha;
3.6- Literatura Jesuítica: Jose de Anchieta;
3.7- Barroco; Arcadismo (contexto histórico-social; conceituação e características);
3.8- A poesia de Gregório de Matos Guerra:
3.9- Os Sermões de do Padre Antonio Vieira;
3.10- Estudo de textos dos principais autores.

4- Texto/ discurso                      4.1- Análise linguístico-discursiva;
                                                        4.2- Estrutura do texto dissertativo;
                                                        4.3- Resumos;
                                                        4.4- Noções e orientações sobre oratória;
Textualidade

5- Coesão/coerência                 5.1- Ênfase no tópico frasal, no paragrafo e manutenção do campo semântico.

6- Polissemia/ polifonia          6.1- Estudo da estrutura e dos processos de formação das palavras.
                                                        6.2- Estudo gramatical: classes das palavras e e flexões;
                                                        6.3- Semântica: significação das palavras( sinônimos/antônimos; parônimos/homônimos)
7- Intertextualidade/               7.1- Estudo por meio dos textos literários e informativos.
Interdiscursividade.


8- Estudo da estrutura e dos
                                                         8.1- Organização frasal: relações sintático-semânticas de coordenação e de subordinação. Conectivos coordenativos e subordinativos.
processos de formação das palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário